São Gabriel da Palha busca apoio do Governo do Estado para fortalecer o Hospital São Gabriel

A reunião contou com a participação do presidente da Câmara, Sargento Aguilar, e dos vereadores Dr. Getúlio Filho, Orian Baptista, Fabiano Ost, Renatinho Motorista, Fagner Martinelli e Edinho Bissoli, que reforçaram o compromisso da gestão municipal em garantir mais qualidade na saúde pública.

14 de fevereiro de 2025 às 00h00.

Na manhã desta quinta-feira (13), o prefeito de São Gabriel da Palha, Tiago Rocha, acompanhado da Secretária de Saúde e por Vereadores do município, esteve na Secretaria Estadual de Saúde para uma reunião com o secretário Thyago Hoffmann. O encontro teve como pauta principal a necessidade de ampliação e melhoria dos serviços do Hospital São Gabriel, que atende não só a população local, mas também pacientes de municípios vizinhos como Águia Branca, São Domingos do Norte, Vila Valério e Governador Lindenberg.

Durante a reunião, o prefeito destacou a importância econômica e geográfica de São Gabriel da Palha para o Espírito Santo, citando grandes empresas como Coabriel e Sicoob, e enfatizou a necessidade de maior apoio do Governo do Estado para o fortalecimento da saúde no município.

O vereador Dr. Getúlio Filho abordou a questão da maternidade, ressaltando “o desejo da população em voltar a realizar partos na cidade, evitando deslocamentos para Colatina, onde o Hospital São José já atende 32 municípios. Segundo ele, esse retorno representaria um avanço na humanização da saúde.” O vereador Renatinho da Ambulância, concordou com a fala e disse que “já presenciou crianças nascendo dentro das ambulâncias e que seria muito importante o retorno de partos para a cidade.” 

O Vereador Fagner Ferreira pontuou que “investir em um micro polo de saúde na cidade facilita o atendimento a todos os municípios da região, visto que várias sedes de cidades vizinhas são mais próximas de São Gabriel da Palha que de outros centros onde há investimentos em infraestrutura hospitalar diminuindo o tempo dos pacientes da região até um centro de atendimento.”

A secretária municipal de Saúde, Marcela Rossoni Rocha, pontuou que “o terceiro andar do Hospital São Gabriel tem potencial para ser reformado, ampliando a capacidade de 21 para 41 leitos. Além disso, destacou que o município investe mais de R$ 500 mil mensais de recursos próprios na manutenção da unidade e reforçou a necessidade de apoio para a realização de cirurgias eletivas.”

O secretário Thyago Hoffmann garantiu que o Governo do Estado está disposto a apoiar diversas ações, como:
✅ Expansão do atendimento ambulatorial com especialistas, reduzindo custos para o município;
✅ Formalização de um convênio mensal de R$ 50 mil para a sala vermelha, com atendimentos de urgência e emergência do hospital;
✅ Apoio à reforma do terceiro andar do hospital, mediante apresentação de projeto pelo município;
✅ Aquisição de cirurgias eletivas pelo Estado, garantindo maior acesso aos procedimentos;
✅ Estudo de viabilidade para a reabertura da maternidade em São Gabriel da Palha, com análise técnica da Secretaria de Saúde.

O deputado estadual Vandinho Leite, líder do Governo na Assembleia Legislativa, reforçou o compromisso de buscar investimentos para fortalecer a saúde no município. O prefeito Tiago Rocha agradeceu a receptividade e garantiu que a gestão municipal irá apresentar o projeto da reforma do hospital o mais breve possível.

A reunião contou com a participação do presidente da Câmara, Sargento Aguilar (PL), e dos vereadores Dr. Getúlio Filho (PSB), Orian Baptista (MDB), Fabiano Ost (PSDB), Renatinho Motorista (PODE), Fagner Martinelli (PL) e Edinho Bissoli (PRD), que reforçaram o compromisso da gestão municipal em garantir mais qualidade na saúde pública.

Créditos das fotos: Secretaria de Comunicação Prefeitura São Gabriel da Palha

Redes Sociais

  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Facebook

Atendimento ao Público

Segunda a quinta-feira, das 12h00 às 18h00
Sexta-feira, das 07h00 às 13h00

E-mail

sic@camarasgp.es.gov.br

Sessões Plenárias

Quinzenalmente, as terças-feiras a partir das 18h00

Telefone

(27) 3727-2252

Endereço

Avenida Bertolo Malacarne, 17, Bairro Glória - São Gabriel da Palha / ES – CEP: 29780-000 - Caixa Postal 55.

Localização

Copyright © Câmara Municipal de São Gabriel da Palha. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.